13/07/2014

Tupã Tenondé - Livros que recomendo

Algum tempo atrás fui procurar algum livro para ler numa biblioteca de uma escola pública perto de casa. Não encontrei quase nenhum livro de literatura fantástica que ainda não tivesse lido ou que me interessasse, mas encontrei alguns clássicos do Arthur Conan Doyle, Agatha Christie, Júlio Verne. Até então eu tinha um quê de preconceito com autores brasileiros mesmo eu não sendo consciente do fato, no fundo eu tinha certo receio. Na época também, eu ainda não conhecia o site, nem o aplicativo do Wattpad, o que li por lá mudou muito meus conceitos, mas sobre ele vou falar em outra ocasião. O fato é que por pura coincidência eu esbarrei em um livro que estava fora das prateleiras, aqueles que ficam na mesa para serem espanados pela simpática bibliotecária, e o livro se espatifou no chão.

Meu coração corta toda vez que vejo um carro novinho bater, um animal indefeso sofrendo e um livro sendo mal cuidado. Eu prontamente peguei o livro verificando se havia danificado as bordas, pedindo mil desculpas para a bibliotecária, quando me deparei com essa capa.

Capa do Livro

Tupã Tenondé, sobre lendas dos índios brasileiros, pensei "ta aí. uma coisa sobre a qual nunca li", e resolvi experimentar.



Fiquei muito impressionado com a história do autor, um pajé chamado pelos Guaranis de Kaká Werá Jecupé. Mas principalmente com os textos. Cheio de poesias e profecias, da criação do mundo ao destino do povo, da semântica e das traduções, dó próprio significado do título. Tudo se tornou tão vivo e tão real em minha mente. Fui surpreendido com a riqueza dos detalhes, do povo e dos significados. Mergulhei numa história/poesia sobre animais, espíritos e o próprio homem, conheci o Imanifestado, o um, o Pai Primeiro. Não foi apenas mais um estudo de homem branco sobre o homem de pele vermelha, foi pelo entendimento e visão de um Pajé, culto, consciente e ativo em nossa sociedade, que nunca deixou que o espírito de seu povo morresse dentro dele.

Meus agradecimentos por me apresentar esse mundo magnífico que já estava diante dos meus olhos, mas não conseguia ver.

Obrigado Kaká Werá Jecupé!


Pra quem se interessar tem uma prévia no Google Livros